Liderança com Assertividade

Objetivos: Desenvolver uma postura assertiva nos relacionamentos: horizontal e vertical com seus pares, superiores, parceiros em geral e com seu time de trabalho, utilizando uma comunicação poderosa, de alto impacto e que foca na solução e resultados sem produzir conflitos e desconforto entre as partes. O participante terá a oportunidade de vivenciar as técnicas da assertividade no comando do time e refletir sobre as características e impactos de seus comportamentos agressivos, manipuladores, passivos e assertivos nas relações com o mercado, no clima organizacional e principalmente nos resultados da empresa.


Programa:
Poder e Influência do líder:

  • Fatores motivacionais para a influência;
  • A importância do papel do líder inspirador;
  • A importância do propósito do líder;
  • O líder assertivo como estratégia de influência.

 

Conceitos básicos de assertividade:

  • O que é assertividade;
  • O que é comunicação assertiva;
  • Matriz da assertividade;
  • Escolha consciente e inconsciente;
  • Ingredientes do comportamento assertivo.

 

Os comportamentos defensivos:

  • Por que não somos assertivos: Os vilões da assertividade;
  • Comportamentos defensivos: agressivo, passivo e manipulador;
  • Mecanismos de defesa mais comuns nas relações de trabalho;
  • Como lidar com comportamentos defensivos do time.


O cérebro do Líder defensivo:

  • Crenças que permeiam a percepção do líder defensivo;
  • Os impactos dos comportamentos defensivos do líder no comportamento da equipe, na saúde mental, emocional e física do líder e da equipe e nos resultados da empresa.


O cérebro do Líder assertivo:

  • Crenças do líder assertivo;
  • Características do perfil assertivo do líder;
  • Benefícios do comportamento assertivo para: líder, equipe e empresa;
  • Como desenvolver um time assertivo;
  • Como se comunicar eficazmente com o time;
  • Como lidar assertivamente com profissionais defensivos.

 

Mapeamento dos estilos de comportamentos de interação e flexibilidade:

  • Auto e hetero avaliação dos estilos de comportamentos de interação;
  • Perfil individual e grau de flexibilidade na interação humana;
  • Excessos e faltas nos comportamentos: caminho do conflito;
  • Comportamentos de convencimento: Afirmação e Argumentação;
  • Comportamentos de Persuasão: Empatia e Envolvimento;
  • Como usar o poder do cargo e o poder da comunicação;
  • Como influenciar positivamente seu time.

 

Prática da comunicação assertiva - Vivências:

  • Como lidar com posturas agressivas, passivas e assertivas;
  • Como dar e receber feedback ao time;
  • Como resolver conflitos, em geral;
  • Como alinhar expectativas com o time;
  • Como orientar comportamentos inadequados do time;
  • Como fazer pedidos e dar ordens ao time;
  • Dicas de comunicação assertiva nas relações, em geral.
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